Voltar para indice

Referencias

Infantário em Vilnius


Alvenaria de dupla camada 2 x 11 cm, invernos frios. Em vez de isolamento de fachadas com poliestireno, a conselho de um especialista em construção alemão: isolamento de base com celulose e ThermoShield dentro e por fora; Prêmio Globo de Ouro 2011
 

 

Durante uma inspeção do imóvel em fevereiro foram discutidas as seguintes medidas de construção como pontos principais: impermeabilidade de janela, melhoramentos do gesso, reparos de fachada, isolar molduras, substituir espuma sob os painéis de janela, renovar fachada e pintura interior, renovar empena de madeira lado sul, pintar tiras empena de madeira, redução de vibração do teto por cima do infantario.

Em 11.02.2007 registararam-se nos arredores de Vilnius -23 ° C. Em média, foram medidas temperaturas ambiente de 19 ° C e temperaturas da superfície da parede de 16 ° C. Isto são diferenças consideráveis das temperaturas nas superfícies das paredes da fachada que se obtiveram através de medições com o pirômetro de modo a fazer a medição de temperatura sem contato. Isso mostra o que significa " o ganho solar através de componentes opacos": o fluxo de calor de 20 ° C a -10 ° C é menor do que o de 20 ° C a -20 ° C.

Para melhorar a qualidade de energia das paredes externas, o especialista em construção aconselhou o uso do ThermoShield. Razões para isso são, entre outros, a proteção contra a carga solar no verão, a compensação das pontes térmicas, a proteção contra chuva, a melhoria do conforto térmico. Os benefícios práticos dessa abordagem de planeamento confirmaram-se como corretos, e o relatório a seguir é autoexplicativo.

"Usamos o ThermoShield para a renovação no nosso infantario no verão de 2007, tanto por dentro quanto por fora. Enquanto nós inicialmente tinhamos que reaquecer no meio da noite e durante o dia, a casa consegue agora aquecer-se com apenas dois aquecimentos diários, mesmo com a temperaturas de -20 (janeiro de 2009). Estamos entusiasmados com estas propriedades: apesar das condições extremas lituanas de -20 ° C no inverno a quase 30 ° C no verão, o ThermoShield não desbota e não há fissuras, nem no painel de madeira nem no gesso: isto é um grande problema de muitas tintas neste país e isso pode observar-se em quase todo o lado durante um passeio pela cidade de Vilnius."

Breve resumo
O jardim de infância "Saules Gojus" (Florestazinha de sol) está localizado nos arredores de Vilnius. Com aproximadamente 500 m², a casa pode acomodar até 45 crianças. Como parte da primeira fase de reabilitação em 2004, foi insuflado um isolamento à base de flocos de celulose para dentro do espaço de ar das paredes externas. Na segunda fase, foi aplicado um revestimento interno e externo com a tecnologia de membrana termo-cerâmica ThermoShield para melhorar a proteção térmica. Como resultado, o esforço de aquecimento foi reduzido e os tempos de arrefecimento foram estendidos - com maior conforto térmico e menor risco de mofo mesmo em áreas problemáticas. Além da proteção duradoura contra intempéries da parede desumidificada, o revestimento protege contra a perda de calor no inverno e evita o aquecimento no verão.

Critérios de avaliação

  • Finalidade do projeto:
    melhoramento energético, resultados máximos com um pequeno orçamento de uma empresa jovem e familiar (economia), materiais de construção ecológicos de longa duração com segurança física e sem danos para a saúde.
  • Ponto de partida inovador:
    não fazer o que todos estão a fazer- em vez disso, combinar tecnologias / sistemas, usando revestimento de superfície ativa.
  • Custo/benefício::
    uma valorização máxima do edifício com despesas financeiras modestas (ver também: objetivo do projeto), longos intervalos de manutenção, a meta (benefício alto com custos baixos) foi atingida.
  • Multiplicabilidade:
    em princípio sim, sendo que é sempre necessário avaliar cada caso individualmente- aqui a característica especial era o isolamento de base, mas também são viáveis outras combinações (compare o projeto "fibra de madeira ETICS em Berlim").
  • Sustentabilidade de meio ambiente:
    está salvaguardado a um elevado grau, os materiais de construção são livres de toxicidade e de poluentes, como resultado, são obtidas as reduções de emissões.

Na primeira etapa da reforma, as instalações sanitárias e todo o sistema elétrico foram renovados e a casa foi adaptada às necessidades das crianças. Era importante atualizar energeticamente as paredes externas, que tinham um valor U de 0,8 W / m²K constituído através de uma alvenaria de duas camadas com um espaço de ar de 7 cm. Embora o valor U para o balanço de energia do edifício não seja o único fator decisivo, com temperaturas de inverno em torno de -20 ° C é, no entanto, um parâmetro a ser observado.

O especialista desaconselhou da colagem da fachada com placas de esferovite como ETICS, como muitas vezes se gosta de fazer por todo o país. Uma razão importante para esse conselho é que se reconhece fazer pouco sentido construir mais denso de dentro para fora - ainda mais quando se sabe que os cálculos padrão, incluindo os vidraceiros, não produzem resultados realistas (Hauser, 2003).

Através do isolamento de base com flocos de celulose EKOVATA melhorou-se o valor U para 0,37 W / m²K, pelo que se conseguiu uma vantagem decisiva, em que no final existe uma construção de parede totalmente absorvente com condutividade capilar.

Downloads:

Referências

 

Certificados e Prémios