Voltar para indice

Referencias

Energiemasterhaus (“Casa de mestre de energia”)


Nesta moradia unifamiliar, a combinação de uma construção maciça com ThermoShield Exterieur assim como o aquecimento por infravermelho com ThermoShield Interieur levam a que se obtenha um clima confortável exemplar e uma excelente eficiência energética. A avaliação das medições efetuadas comprova o efeito dos ganhos solares.
 

 

Na Wikipedia censurada é explicado: „A equação de definições pressupõe condicionantes estáveis, o que não é indicado para calcular as densidades de corrente de calor momentâneas q(t) nem as temperaturas que se alteram consoante a hora. Desta feita durante o processo de aquecimento surgem efeitos de atraso derivados da capacidade de acumulação do calor do material que não são considerados na tentativa de calcular a equação das correntes de calor da superfície. Seguidamente, o mesmo erro volta a surgir, no sentido contrário, quando se trata do processo de arrefecimento. Quando o aquecimento e o arrefecimento ocorrem de forma simétrica um para o outro, os dois erros compensam-se e anulam-se.“

A partir desta argumentação deriva-se que no final de contas, não faz qualquer diferença, se se observa as correntes de calor de forma estável ou instável. Para confirmar isso, são mostrados gráficos de medições, em que se pressupõe que através de temperaturas modulares se trata de um caso de instabilidade.. Esta é a construção de medições compatível com a teoria, no entanto, a parede de exterior está exposta a algumas grandezas de influências maiores do que apenas a temperatura de exterior.

O clima também não é apenas composto de temperatura exterior. Para além disso existem grandes diferenças entre meios aritméticos e geométricos (valor médio e mediano).

O gráfico para a avaliação da serie de medições indica isto de forma compreensível: o processo de aquecimento é mais rápido, o processo de arrefecimento é mais lento. Isto é bem demonstrado através da inclinação das linhas amarelas e azuis (nenhuma simetria). Estes atrasos são explicados com a capacidade de acumulação. Isto significa: ganhos energéticos. Thermo-Shield Exterieur reduz as perdas energéticas através da fachada e apoia os ganhos solares através da parede exterior („efeitos endotermicos“).

O „Energiemasterhaus“ encontra-se no Eidenberg austríaco a 683 metros acima do nível do mar. Tem paredes com 53 cm de grossura com alvenaria de telhas de 50, por dentro e por fora foi colocado estuque. As paredes exteriores foram revestidas por dentro e por fora com Thermoshield, o aquecimento dos compartimentos é feito através de aquecimento de teto e de infravermelhos. Uma descrição ainda mais detalhada encontra-se no seguinte site de internet:www.energiemaster.at.

Através da combinação de um modo de construção reconhecido com sistemas e produtos de elevada eficiência, consegue obter-se um ambiente de sala agradável e confortável. O revestimento da parede exterior reduz as perdas de calor e protege, entre outros, contra chuva torrencial. Através da combinação de um aquecimento radiante com um revestimento de interior que reflete a radiação IV, reduz-se os custos de aquecimento consideravelmente, visto que se consegue um melhorado conforto térmico.

O conceito que aqui foi realizado não cumpre própriamente – excepto na questão do aproveitamente fotovoltaíco e térmico da energia solar -com a ideia teórica, que alguns regulamentos da proteção térmica determinam, incluindo as respetivas formulas e contas.Porém, nada é mais realista do que o exemplo prático.Isso ficou demonstrado através da avaliação de medições em série referentes aos ganhos solares através da parede exterior.

Das 10:00 até às 17:00 horas (os valores são aproximados.) conseguem detetar-se os efeitos da irradiação solar que se verificou das 09:00 até às 15:00 horas. Para além de se verificarem ganhos térmicos através do material de construção transparente (ganhos térmicos através de janelas) – conseguem também determinar-se ganhos solares do material de construção opaco. A parede de tijolo limpa é opaca (isto é, não é transparente), ainda assim ela retém calor, que é transportado para o interior. Isto é uma corrente de calor de fora para dentro, derivada dos ganhos solares.

Das 10:00 às 15:00 horas a temperatur sobe nos 10 cm abaixo da superfície. Das 13:00 às 17:00 horas é acumulada uma barreira de calor (Calor= temperatura + material) de tal modo elevada que a temperatura da sala não fica acima da temperatura da barreira. Sem a cadência de temperatura, de acordo com a 1ª frase principal da termodinâmica não existe nenhuma corrente de calor. Isto significa que a partir das 13:00 horas durante 4 horas deixa de haver perdas de calor através da parede exterior.

Para a teoria de valor U determinou-se que a parte de acumulação para a equação de transmissão de calor de Fourier é 0, não porque isto se verificou na prática, e sim, para que esta teoria se possa calcular através da formula: q = U (θi –θe).

Downloads:

Referências

 

Certificados e Prémios